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Regimento Interno

                                                             

 

Buscando a plena qualidade no processo ensino-aprendizagem, o Colégio  Criação estabeleceu NORMAS DISCIPLINARES e COMPORTAMENTAIS adequadas para o ambiente escolar.

O cumprimento destas normas diminui as tensões geradas por diferentes regras de costumes familiares, favorecendo a harmonia e a satisfação nas relações interpessoais.
A adesão às normas é obrigatória a partir do momento em que o aluno é matriculado na escola. Portanto, é importante que o responsável, leia atentamente todas as normas e cobre dos alunos o seu cumprimento integral.

1) Procedimento quando ocorrer atrasos no bimestre

A tolerância para o horário de chegada do aluno é de até 10 minutos e não pode acontecer diariamente; os atrasos serão anotados na portaria.

O aluno que não cumprir o horário, estando dentro do prazo de tolerância, poderá ir para sala. Caso o aluno ultrapasse o prazo de tolerância, ele precisa se encaminhar a  coordenação para receber a liberação de entrada e seu atraso será registrado no sistema de controle escolar. 

Na terceira  notificação, será enviada uma carta de advertência, informando os atrasos e o responsável será convocado para orientar o filho sobre as  conseqüências  de tal atitude para sua formação.
Essa advertência deve ser entregue assinada a coordenação, logo em seguida ao dia de atraso.

Ações ao aluno após o 3o atraso dentro do bimestre:
O aluno não poderá assistir as aulas do dia. Será lançada a advertência ao aluno e ele irá voltar para casa. 

a) O prazo de tolerância de 10min, será dado a partir de 7h00  e das 13h00, horário em que o sinal bate para chamar aos alunos a entrar;

b) Tolerar: Suportar com paciência; aceitar, consentir. O abuso da tolerância virá um hábito, tornando-se nocivo para convivência em democracia. É preciso respeitar as regras da boa convivência.

2) Faltas

O responsável ou aluno deverá comunicar e encaminhar a coordenação, em caso de falta justificada, atestado médico para abono de faltas.  


3) Procedimento para saída antecipada

Quando for absolutamente necessária a saída do aluno fora do horário, deverá ser respeitado o seguinte procedimento:
              O responsável pelo aluno registra na agenda escolar, a solicitação para a saída, incluindo horário, motivo e assinatura.

4) Cuidado com Materiais e Pertences

É humanamente impossível controlar todos os pertences que os alunos trazem para o recinto escolar.  Portanto fica estabelecido que o Colégio não se responsabiliza pelos pertences que os alunos trazem. Porém, existem medidas que diminuem os riscos de extravio, tais como: identificação clara com o nome do aluno nos pertences e evitar o uso de jóias, pulseiras, cordões ou pertences de valor.
               O aluno deve ficar atento ao horário das aulas para estar com todos os materiais necessários das mesmas ( livros, cadernos...);é impossível participar da aula sem o material necessário.

Celular, MP5 etc ...  Seu uso é proibido em sala de aula. O colégio não se responsabiliza por danos ou perdas. Caso o aluno não siga estas instruções, os aparelhos serão recolhidos e devolvidos somente aos pais ou responsáveis pelo aluno. Pedimos a atenção especial dos pais com relação a este item, já que as novas tecnologias permitem aos alunos novas formas de comunicação das quais ainda não possuem maturidade para utilizar adequadamente.
Os pais devem orientar os alunos a não levarem estes aparelhos para a escola ou não utilizá-los no recinto escolar.


5) Uniforme – FIQUEM ATENTOS!!!
Por uma questão de segurança e uniformidade dos alunos, o uso do uniforme é obrigatório em todos os períodos de permanência do aluno nas dependências do colégio (uniforme de verão e de inverno).  O uso de tênis é obrigatório; não será permitida a entrada de sandálias, papetes ou chinelos.
Para as aulas no laboratório  cada aluno deve ter seu kit: um jaleco branco,luvas descartáveis e óculos de proteção.

Ao aluno que não estiver devidamente uniformizado não será permitida a entrada nas dependências do colégio e os pais/responsáveis devem estar cientes desta regra válida para todos os cursos.

Obs.: Só haverá tolerância a essa norma, com comunicação prévia do responsável pelo aluno no caso de uma eventualidade.

Educação Infantil  -  uniforme completo. O aluno deve permanecer devidamente uniformizado todo o tempo em que estiver nas dependências do colégio; o aluno deve vir vestido de casa com o uniforme e não fazer a troca na escola.

1o ao 5o ano  -    uniforme completo.   O aluno deve permanecer devidamente uniformizado todo o tempo em que estiver nas dependências do colégio; o aluno deve vir vestido de casa com o uniforme e não fazer a troca na escola.

6o ao 9o ano -    uniforme completo e pode fazer uso da calça jeans do colégio, inclusive em atividades especiais: passeios, provas fora do horário de aula, aulas de reforço, plantões de dúvida, etc...

Ensino Médio -  Pode fazer uso de qualquer calça jeans, mas a  camiseta e o agasalho  de frio devem ser do  uniforme,  inclusive em atividades especiais: passeios, provas fora do horário de aula, aulas de reforço, plantões de dúvida, etc...  O uso de bermudas será permitido, desde que sejam de jeans cor azul e com comprimento até o joelho, assim como as bermudas do colégio.

ATENÇÃO: É expressamente proibido o uso de uniformes inadequados , tais como: shorts, mini-saia, blusas decotadas, entre outros...
O aluno deve permanecer devidamente uniformizado todo o tempo em que estiver nas dependências do colégio; o aluno deve vir vestido de casa com o uniforme e não fazer a troca na escola.

. 6) Atendimento ao aluno

Aluno com dificuldade de aprendizagem ou desinteresse pelo estudo:
Os pais serão notificados ou convocados a vir ao colégio para uma reunião com a coordenação, caso o aluno esteja com dificuldades ou com desinteresse pelas aulas. O objetivo é expor a preocupação do colégio e traçar planos para o rendimento acadêmico do aluno, e,  caso seja necessário, encaminha-lo  a um profissional especialista. O coordenador deste setor estará acompanhando os problemas de aprendizagem junto aos professores e pais.


7) Comunicação Família e Escola

a) Agenda escolar: é um dos principais veículos de comunicação entre o aluno, a família e a escola; o aluno deve zelar por sua agenda.  O uso da agenda é obrigatório para todos os cursos, inclusive o ensino médio.
Pedimos aos pais / responsáveis que observem e assinem os comunicados anexados.  Todo e qualquer recado deverá ser dirigido ao Colégio, via agenda ou e-mail, nunca no portão, com qualquer funcionário.

b) Boletim  bimestral:  informativo com as notas do bimestre, lembrando que a média do colégio é 7,0 ( sete ).
Este é um importante veículo, que permite aos pais acompanhar o resultado e o desempenho do aluno.  O boletim é entregue ao aluno no final do bimestre,em envelope lacrado juntamente com as provas realizadas; os responsáveis deverão assinar o recebimento e enviá-lo a escola via agenda.

c) Estaremos a disposição para atendê-los por telefone ou pessoalmente.  Para atendimento pela direção ou equipe técnico-pedagógica, pedimos que ligue com antecedência para agendar visita.

  d) Os alunos que fazem uso do transporte escolar: qualquer alteração no horário de aula comunicado pelo Colégio, é de responsabilidade dos pais comunicarem o transporte escolar ( ex: dias de passeios, aulas extras...).


8) Comportamento e cumprimento dos deveres do aluno em sala de aula

a) Aguardar na sala a troca de professores, pois não há intervalo entre as aulas;

b) Deve colaborar e cuidar para que a sala de aula e outras dependências escolares sejam mantidas limpas e em ordem.  Ocorrendo desordem na sala de aula, os alunos envolvidos serão convidados juntamente com o professor ou outro funcionário a organizar o ambiente;

c) Deve ter todo o material didático, para garantir as condições necessárias para o bom desenvolvimento das aulas;

d) Deve ter uma participação ativa nas aulas: ouvir o professor com atenção, anotar e expor suas dúvidas. Exercícios, trabalhos, pesquisa, tudo objetiva o melhor desempenho do aluno e é obrigatório o cumprimento de tais tarefas;

e) Deve aproveitar o tempo da aula destinado para realização de exercícios e trabalhos para esclarecer suas dúvidas com o professor;

f) Quando faltar, deve informar-se sobre conteúdo, tarefas dadas, data de provas, entrega de trabalhos, etc...

g) o prazo de entrega dos trabalhos solicitados pelos professores  devem ser respeitados.   As datas e horários das provas serão previamente marcados, através do cronograma de Avaliações.

O Colégio não fará impressão de trabalhos solicitados aos alunos; os mesmos devem vir impressos de casa.


9) Ações não permitidas aos alunos

a) Usar boné, gorro, lenço ou capuz dentro da escola;

b) Comer, beber, mascar chicletes ou chupar pirulitos durante as aulas;

c) Entrar ou sair da sala de aula sem a permissão do professor;   Ausentar-se do colégio sem autorização da coordenação;

e) Entrar em recintos na escola, que não seja a sala de aula, sem autorização;

f) Fumar ou usar ou promover o uso de qualquer tipo de drogas e/ou bebidas alcoólicas no colégio ou em suas imediações;

g) Promover ou participar de jogos de azar (baralho, carteado, truco etc.) nas salas de aula e outras dependências do colégio;

h) Manifestação de namoro como beijar, sentar no colo entre outras não cabíveis no ambiente escolar;

i) Incentivar ou participar de brigas dentro ou nas proximidades da escola, portar ou fazer uso de quaisquer objetos que ameace a integridade física do próprio aluno ou de terceiros;

j) Praticar qualquer tipo de bullying;

k) É proibido fazer gravações de qualquer natureza, principalmente em sala de aula, sem prévia autorização da escola; o uso de celular em sala de aula é proibido;

l) Não será permitido a criação de comunidades em sites usando o nome do colégio, bem como comentários de funcionários, professores ou qualquer membro do colégio correndo o risco do aluno ser suspenso das aulas;

m) Danificar mobiliário ou instalações da escola. Nestes casos, será cobrado o ressarcimento dos prejuízos, sendo aplicado ao aluno(a) infrator as sanções disciplinares cabíveis;

n) Portar ou estimular porte de material pornográfico ou preconceituoso;

o) Distribuir folhetos ou impressos de qualquer natureza, sem prévia autorização da Escola;

p) Aparelhos eletrônicos e Objetos de valor, tais como: câmeras, tablets, celular, bicicletas, etc.
Fica estabelecido que a escola não se responsabiliza pelo extravio ou danos causados aos mesmos;

q) O aluno que estiver “ colando” em prova, terá a prova anulada e não poderá requerer a segunda chamada da mesma;


10) Medidas Sócio-Educativas

Nos casos  de infração cometidas pelo aluno e conforme a gravidade da falta serão tomadas às seguintes medidas:
a) Advertência verbal;
b) Advertência por escrito;
c) Convocação do responsável;
d) Suspensão das aulas por 1 dia;
e) Suspensão das aulas por 2 dias
f) Assinatura do termo de compromisso pelo responsável e aluno;
g) Transferência.

OBS: Os alunos que não cumprirem as normas disciplinares, não terão o direito de participar de excursões de lazer e de atividades esportivas da escola.

Importante: Os casos graves serão analisados pelo conselho disciplinar, constituído pela direção geral da Escola, pelo Diretor Pedagógico e  pelo Coordenador Pedagógico.  A transferência será concretizada quando, por comprovada inadaptação  ao regime do Colégio, quando o ato for aconselhável para a melhoria do desenvolvimento do aluno, da garantia de sua segurança ou de outros. Após apuração da(s) falta(s) imputada ao aluno, o que se fará por imediata convocação e julgamento do conselho disciplinar, resguardando-se ao aluno, e seu responsável o direito de ser ouvido, garantindo assim o amplo direito de defesa, informando o Conselho Tutelar da Infância e do Adolescente se necessário.

11)  Processo de Recuperação Semestral                     

                 Alunos com rendimento inferior ao necessário à continuidade dos estudos no componente curricular e/ou no desenvolvimento do Projeto, passam por um processo de re-elaboração das atividades,ao longo do semestre, até que se estabeleça um nível ideal de conhecimentos para prosseguimento dos estudos.
O processo de recuperação semestral se dá de acordo com as necessidades dos alunos e as possibilidades da escola, sendo estruturado para suprir as dificuldades apresentadas pelos alunos, no período em questão.
                Alunos com média semestral inferior a 7,0 ( sete ) no componente curricular (média aritmética dos resultados bimestrais no respectivo semestre) poderão realizar avaliação de recuperação em período específico indicado no calendário escolar. 
                Para ter direito de participar da avaliação de recuperação semestral, o aluno terá que ter pelo menos um registro bimestral no respectivo componente curricular. O resultado obtido no processo de recuperação    substitui a média semestral, quando superior a esta.
                Ao término de cada bimestre os pais / responsáveis receberão o boletim  com as notas do aluno e se  tiver disciplinas com a média inferior a sete, ficam cientes de que o  mesmo fará a recuperação paralela no final do semestre.
               O processo de avaliação do aluno dar-se-a  através de avaliações, trabalhos, pesquisas, lições de casa, participação em sala de aula, participação nos eventos culturais do colégio,comportamento, enfim, é avaliado não somente com as notas das provas, mas num todo.

12) Cuidados Médicos

A escola não conta  com um profissional da área médica, por isso é indispensável que os pais atentem para alguns pontos:

a) A escola não se responsabilizará pelo não atendimento a pedidos verbais de medicação.    A ministração de todo medicamento só será feita através de registro escrito, com a especificação da dosagem e horário, assinado pelos responsáveis;

b) A professora da sala ou a direção supervisionará a medicação. Nenhum aluno poderá tomar qualquer medicamento sozinho;

c) Os alunos doentes ou indispostos não devem ser trazidos a escola.  Em caso de doença contagiosa, o aluno só poderá voltar a participar das atividades escolares mediante atestado médico comprovando seu perfeito restabelecimento;

d) Em caso de acidente, procurar-se-a  prestar os primeiros socorros, contatar os pais ou responsáveis, e caso seja necessário encaminhar para rede de saúde  mais próxima.

ATENÇÃO:

Segunda chamada de provas: R$ 30,00 por disciplina ( sem atestado médico); no caso do aluno perder a prova deverá procurar imediatamente a coordenação para a realização da mesma ( no prazo de dois dias).

Agenda extra: R$ 25,00  ( a agenda é de responsabilidade do aluno )

Almoço extra: R$ 10,00

Atraso na saída do Colégio: R$ 30,00 a mais na mensalidade ( por vez de atraso ); os horários de entrada e saída do Colégio devem ser respeitados por todos os alunos.


Atenciosamente,
DIREÇÃO
Fevereiro/2013

 

( Pais: preencher abaixo, destacar e enviar para escola )

 


Eu, _____________________________________________________________________________________, responsável pelo aluno

_________________________________________________________________________________ da turma: ________________

recebi  o informativo NORMAS DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR enviado pelo Colégio Criação no início do ano letivo, declaro estar

ciente  das normas de convivência  a  seguir no  recinto escolar e demais orientações sobre a proposta  e o atendimento pedagógico

do ano letivo de 2013.

 

São Paulo, ____/_____/2013                                                                       _____________________________________________
                                                                                                                                                      Pais/ responsáveis                               

 


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( Pais: preencher abaixo, destacar e enviar para escola )


Eu, _____________________________________________________________________________________, responsável pelo aluno

_________________________________________________________________________________ da turma: ________________

Autorizo o mesmo a ir embora ao término das aulas:

(       ) com transporte escolar
(       ) sozinho
(       ) somente com os pais
(       ) em caso de outras pessoas indicar o nome: __________________________________________________________________

Para o aluno ausentar-se  da escola antes do término das aulas:  somente se houver uma autorização por escrito na agenda do mesmo assinada pelos responsáveis.

Estou ciente que se o mesmo estiver sem o uniforme escolar, não poderá assistir as aulas e terá que retornar para casa.

 

 

São Paulo, ____/_____/2013                                                                       _____________________________________________
                                                                                                                                                      Pais/ responsáveis                               

 


                                             

 

Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, 926/930/1145 - Jardim Santo Elias - São PauloSP - CEP: 05136-001Telefone: (11) 3596.2763 / 2365.0761 / 2365.3261